Valos de Oxidação Carroussel®

 

Trata-se de uma solução de engenharia em que, para cada caso, podem ocorrer significativas variações na geometria do tanque, no volume, na potência e no número de aeradores instalados.

 

O Carroussel® compõe-se, basicamente, de um valo de fluxo orbital, constituído por canais contíguos, interligados em suas extremidades, permitindo o escoamento contínuo do líquido em tratamento.

 

Um ou mais aeradores (LSA) de eixo vertical, instalados nas extremidades dos canais (cabeceiras), impulsionam o líquido ao longo do valo, fornecendo o oxigênio necessário ao processo (lodos ativados/aeração prolongada) e mantendo o lodo em suspensão.

 

O circuito apresenta duas zonas de características totalmente diferentes:

  • Zona de mistura completa ou mistura total

  • Zona de fluxo

A zona de mistura completa situa-se sob os aeradores caracterizando-se por um fluxo espiral, que promove uma completa agitação em toda a massa líquida.

 

Além de ocorrer aqui a introdução do oxigênio, origina-se o impulso do líquido por meio dos aeradores; obviamente, esta zona é rica em oxigênio dissolvido.

 

Na zona de fluxo os microorganismos existentes no sistema degradam, por metabolismo aeróbio, a matéria orgânica contida no afluente, transformando-a em compostos mais simples (CO2, H2O, NH3 ou NO3, etc.).

 

Nessa zona, ocorrerá a exaustão do oxigênio dissolvido, proporcionando condições favoráveis à desnitrificação.

 

A desnitrificação consiste, resumidamente, na ação de bactérias facultativas, presentes no lodo ativado, que retiram o oxigênio dos nitritos (NO2) e dos nitratos (NO3), com o intuito de sintetizar novo material celular. O processo conduz a formação de oxigênio e nitrogênio, sendo este último eliminado na atmosfera.

 

Finalmente, do processo de desnitrificação, aproveita-se uma porcentagem do oxigênio utilizado na nitrificação para atender parte da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Esse aproveitamento efetua-se através das bactérias desnitrificantes, permitindo economizar parte da energia utilizada para o fornecimento do oxigênio.

 

Desse processo resulta uma biomassa rica em flocos de lodo ativado, que será separada em um decantador.

 

O lodo sedimentado retorna ao Carroussel® e o sobrenadante, que já se constitui no efluente biologicamente tratado, abandona o decantador, sendo encaminhado ao corpo receptor, ou outros tratamentos/condicionamento, objetivando sua reutilização.

 

O sistema Carroussel® caracteriza-se por:

  • Possuir eficiência de remoção de DBO superior a 98%;

  • Promover a nitrificação e a desnitrificação em um mesmo tanque;

  • Não necessitar, normalmente, de decantação primária;

  • Ser pouco sensível a cargas de choque ou tóxicas;

  • Produzir um excesso de lodo com idade mínima de 20 dias, garantindo um bom grau de estabilização, facilitando o posterior desaguamento, não atraindo insetos ou gerando fortes odores ofensivos (fatores esses imprescindíveis em determinados tipos de indústrias).

(ver arquivo fotográfico)